SEO – O que é?

O significado de SEO é Search Engine Optimization, também conhecido como Optimização de Sites. O SEO nada mais é do que a optimização de uma página, ou de um website inteiro, para ser melhor interpretado pelos motores de busca. Ao utilizarmos técnicas de SEO obtemos um melhor posicionamento do website numa página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar um termo no Google, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, pois ninguém pode garantir que seu o website fique em primeiro lugar numa busca, pois apenas o próprio motor de busca, como o Google, o pode garantir.

O SEO surgiu com a nova geração de motores de busca. Antigamente, a organização dos links numa página de resultados era alfabética como nos antigos directórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que definem o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.

Factores que influenciam o posicionamento

Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são um segredo muito bem guardado pelos motores de busca. Ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas na criação e estruturação de um website. O SEO também depende da palavra-chave, que é o termo que você usa em numa busca. Dependendo de que palavras-chaves você utiliza, serão devolvidas páginas diferentes em posições diferentes.

O SEO pode ser dividido em dois factores: factores internos e factores externos. Os internos são relacionados com o website. Por exemplo, urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html, que é a linguagem utilizada para construir as páginas web. A parte externa, analisa como os outros websites se relacionam com o seu website. Os exemplos são a quantidade de links que são apontados para o seu website, que websites apontam para o seu website e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes factores, as páginas são pontuadas pelos motores de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas com ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.

Black Hat SEO

Existe também o lado negro do SEO, mais conhecido como Black Hat Seo. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algoritmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento das páginas. São técnicas, tais como, utilização de texto invisível ou exibir conteúdo diferente para pessoas e motores de busca. Quando descobertos, os motores de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca.

Não confunda o SEO com links patrocinados, pois nos links patrocinados, você paga para ter a garantia de ficar à frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar um valor maior.

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